Novo técnico no SPFC: William Drudi

Fala, pessoal!

Foi anunciado recentemente pela rede social do São Paulo que um nome novo (pelo menos na base) será técnico nessa temporada paulista. Estamos falando do ex-atleta William Drudi.

Drudi é um profissional com muita experiência, passando por times como Hebraica, Franca, Minas, Basquete Cearense, Vasco, Liga Sorocabana, Osasco e, mais recentemente, o próprio São Paulo.

Falei com o coach sobre como vai ser esse ano, quais os desafios, equipes que dirigirá e mais. Acompanhe.

Essa será sua primeira experiência assumindo uma equipe?

Quando eu joguei na LSB, eu já tinha sido técnico do Sub-14 e era auxiliar no Sub-12/13. E no adulto também.

Drudi e Rinaldo na LSB

Como foi a recepção da comissão técnica e atletas com sua chegada?

A comissão técnica foi super de boa. São pessoas que eu já conhecia porque quando joguei a liga ouro pelo SPFC, eu acompanhava alguns treinos da base, acompanhei alguns jogos também. Então foi bem tranquilo. Agora com os atletas ainda não tive esse primeiro contato.

Você assumirá duas categorias quase que opostas: sub-12 que está aprendendo os fundamentos do basquete, a competir, e o sub-16 onde já se começa a pensar em uma profissionalização e desenvolvimento das habilidades. Como será lidar ambos, dado objetivos tão contrários?

Essa parte de fundamento, que é o Sub-12, na LSB eu trabalhei com escolinha e é uma parte bem prazerosa, eles estão se conhecendo, então é um momento bem importante na carreira dessas crianças. E o Sub-16 é como você falou, já se pensa em virar um atleta profissional e eu vivi isso durante 20 anos como jogador, então tenho um pouco mais de experiência.

A geração sub-16 fez um grande campeonato no sub-14, onde foi vice-campeã paulista e campeã estadual. No ano seguinte, sub-15, não conseguiu repetir a mesma performance. Como está a expectativa para 2020, dado que é um time com muitos talentos?

Na verdade eu não conheço muito o time do Sub-15 de 2019. Eu já vinha com essas conversas com o SPFC e aí foi tomando forma mas eu não sabia qual categoria iria assumir. Foi passado para mim que serão essas duas (Sub-12/16). Agora que eu vou tomar mais conhecimento sobre as equipes que tem no campeonato, o formato, os times mais fortes, meus atletas. Então será colocar em prática um trabalho, uma filosofia e, por se tratar de São Paulo, buscar sempre as primeiras colocações.

Drudi no SPFC

Esse ano ocorrerá a obrigatoriedade dos participantes do NBB disputarem a LDB. Existe já um planejamento para criação dessa equipe? Você seria o técnico?

Eu diria que tem uma grande chance de eu não ser o técnico, pois já temos o Dinho, que é um técnico vitorioso, capacitado, há anos no basquete paulista. Então se o SPFC não contratar nenhum técnico, acho que a prioridade seria o Dinho, por merecimento. Por tudo que ele já fez no São Paulo e as conquistas que ele já teve. Mas com certeza eu vou estar a disposição para ajudar, de acompanhar a equipe, não só essa como outras (13 ao 15). Porque não é a equipe do Drudi, do Marcus ou do Dinho, é equipe do São Paulo. A gente é um grupo de trabalho onde temos 4 técnicos e diretoria, e tudo é um esforço conjunto em prol do São Paulo.

Quais os principais desafios que você enxerga ao se trabalhar com base hoje?

O principal desafio, e não só para mim, é que o basquete está mudando, sendo jogado com muito mais velocidade e intensidade. Hoje os atletas têm que ser atleta, não é mais jogador de basquete, tem que ser atleta. Estar com físico bom. Tem que correr a quadra, fazer mais de uma função, não tem mais posição específica como antigamente, onde o armador só armava o jogo, o pivô só pegava rebote. Hoje não, não só na NBA mas como no mercado em si, o basquete evoluiu muito e os homens grandes estão fazendo diversas funções, levando a bola, armando o jogo. Então esse é um desafio, deixar todos em um nível que possam fazer todas as funções, o que facilita para o técnico formar um time.

Muitíssimo obrigado, Drudi. Desejo muito sucesso nesse novo desafio e que os atletas aproveitem essa grande oportunidade!

É isso, pessoal, um abraço e até a próxima!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s