Temporada 2020 – Campeonato Paulista

Fala, pessoal!

Estamos próximos de mais uma temporada do basquete de base paulista e, tal como fiz ano passado pelo Área Restritiva, irei fazer uma breve análise de times que procurarei acompanhar mais de perto ou que estou curioso de ver como desempenhará. Mas não se esqueça de deixar sua indicação na caixa de comentários.

Sub-12

Nunca dá para saber né. Os times que geralmente trabalham com escolinhas costumam ter equipes mais competitivas, mas no geral, acaba sendo sempre uma surpresa os times que chamarão mais atenção ou com trabalhos mais interessantes. Estou no aguardo do torneio início para ter uma visão maior.

Sub-13

Olha, caro leitor, eu sempre torço para que times “fora do eixo” se destaquem para ter uma maior variedade de times sendo discutidos, divulgar novas praças e excelentes trabalhos que estão sendo feito. Na categoria Sub-12 de 2019 isso aconteceu e o time a ser batido foi o ApageBask de Guarulhos.

Todos davam como certo que seriam campeões mas foram superados pelo São Paulo por questões de segundos! Veja abaixo:

Eu só consigo imaginar que uma rivalidade gigante nasceu desse confronto e devem sair fagulhas em 2020.

Além deles, Regatas, Palmeiras e Internacional fizeram um ótimo campeonato e precisam entrar no radar desse ano. Uma surpresa para mim foi a campanha do Pinheiros, que normalmente não forma equipes competitivas nas categorias iniciais, mas que fez jogos duríssimos durante o ano. Méritos a excelente técnica Talita.

Sub-14

Nessa categoria eu acredito que tenha nascido uma outra forte rivalidade. O time do Regatas foi campeão Sub-12, Sub-13 e, caso não percam nenhum jogador esse ano, vêm fortíssimos para o Sub-14. Se já era complicado segurar seu garrafão e seus armadores em 20 minutos, imagine todos eles juntos no segundo tempo inteiro!

Eu mencionei acima sobre o nascimento de uma rivalidade porque em todas as decisões, quem estava do outro lado era o Palmeiras. Inclusive segue abaixo um embate deles na temporada de 2019.

Mas caro leitor, eu acredito que esse ano se apresenta uma nova força na categoria: Mauá! Muitos jogadores que estavam em Mogi se juntaram ao time da região do ABC e estarão sob o comando do técnico Altieri. E claro, o São Paulo é sempre São Paulo e chega forte como sempre, e vai ser legal de ver a dupla que surgiu no Internacional de Santos junta novamente: Chagas e Davi.

Além deles, eu queria ter acompanhado, mas infelizmente não consegui, a equipe do Mackenzie. Sob o ótimo trabalho do técnico Adriano Geraldes, o time surpreendeu a muitos e também fez uma bela participação.

Sub-15

Eu preciso ser muito honesto contigo, caro leitor. Essa categoria teve um encerramento em 2019 que não esperava.

Em 2018, eu tinha ouvido nos bastidores do Esperia que eles previam entrar na briga pelo título em 2019, que a geração 2005 teria um salto de qualidade. Dito e feito. A equipe esperiota fez uma temporada incrível, sendo campeão com apenas 1 derrota!

Aí vem minha surpresa, que faz um gancho com essa única derrota. O time que bateu os campeões foi o Pinheiros, que poderia apostar que estaria na final, mas quem chegou foi o Palmeiras. Essa foi a maior surpresa de todas!

Não me entenda mal, caro leitor, o time tem muitos talentos, mas todos os jogos que assistia (de 2017 até então), eles derrapavam em algum momento e deixavam a vitória escapar. Além disso não era um time tão alto e dependiam muito dos armadores. Mas chegaram lá, eliminando o São Paulo, que foi campeão Sub-12/13 nos anos anteriores. Apresentaram uma defesa excelente na final e, sem dúvida nenhuma, caíram de pé tentando tudo que era possível. Foi muito bonito – veja abaixo:

Todos os times acima mencionados valem a pena de serem acompanhados mas têm pelo menos outros três que estou interessado também: Mackenzie, LBE e São José dos Campos.

O Mackenzie teve uma perda grande em seu elenco, pois o armador e cestinha do campeonato, Marcelo, se transferiu para o Palmeiras. O que me chama a atenção é acompanhar como Max liderará essa equipe. Pessoalmente, acho o atleta um dos melhores de sua geração e agora que terá mais espaço, seu jogo deve ganhar um volume muito grande, talvez exigindo ainda mais de sua característica multifuncional.

A LBE tem em seu plantel um dos jogadores mais interessantes que vi esse ano, e que infelizmente, só fui conseguir ver seus jogos no fim de 2019: André. É um garoto tão versátil quanto Max, mas além disso, sua equipe receberá reforços de um time que, lamentavelmente, encerrou suas atividades para sua categoria: Barueri.

Ou seja, Kevin, que é um ala/armador que me chamou muita atenção esse ano e um dos cestinhas do campeonato, se juntará com André. E mais, pude ver durante o Federados AllStar um garoto que irá para LBE também, o João Vitor (Pixote). Caro leitor, aguarde!

E, finalmente, a Águia do Vale do Paraíba. Gosto muito do trio Curiele, Thales e Costinha e, de forma geral, do trabalho realizado na região. Procurarei estar mais próximo esse ano.

Sub-16

Aqui já entramos novamente em um ambiente um tanto quanto obscuro. Temos os já conhecido cabeça de chave, como Pinheiros (atual campeão) e Palmeiras (vice). Ouvi muito pouco do Pinheiros nessa categoria. Ou seja, devem ter encontrado um atleta escondido pelo país, mas independente disso, mantendo a mesma equipe de 2019 já é um baita time.

Estou curioso em ver o Palmeiras, que trouxe um número considerável de reforços principalmente para o garrafão. É um time muito talentoso e não tem como não entrar no radar dos fãs da base.

Essa categoria disputa no modelo de estadual (eis o obscuro), então teremos mais contato com Franca durante o ano, o campeão estadual Sub-15 de 2019. Olha, que time obediente taticamente. Gostei bastante de como jogam e, principalmente, como defendem. Acrescentaram ao seu time o armador Kaique, que é muito conhecido no circuito do interior. Sem dúvidas o time chega fortíssimo.

Mas o time que pretendo ver mais nessa categoria vem do Vale, é o São José dos Campos. Gosto desse time desde o final four do Sub-13, e eles vem crescendo a cada ano. Em 2019 fizeram uma belíssima campanha e ficaram na 4a posição, fazendo jogo duríssimo contra o Esperia na disputa de 3o lugar. Soma-se o fato que o time trouxe Gallo do Rio Claro e o pivô Afonso está recuperado. A Águia tem tudo para voar alto esse ano!

A LBE também está com um time interessante. Chegam à equipe o ala/armador João Felipe (Paulistano), Heitor (Corinthians), Jean (Mackenzie) e ainda pode contar com o pessoal do Sub-15. Vai dar bom!

E logo ali perto da LBE tem o São Paulo, que aumenta mais uma categoria de base em seu grupo de formação. Liderado por William Drudi em 2020 (leia mais aqui), o time teve uma queda de rendimento no final do campeonato em 2019, mas de forma alguma isso pode ser considerado que o time não seja competitivo. Trouxeram reforços e muitos bons jogos devem ocorrer no Morumbi.

Um time que gosto bastante mas que nos últimos anos não vem refletindo seu real potencial é o Paulistano. A equipe perdeu alguns jogadores mas, em compensação, trouxe um dos melhores de sua geração, o ala/armador Lucas Atauri. Fiquei sabendo pouco do Paulistano nessa off-season, caro leitor, mas imaginando que Biônico, Cavero e Diego permaneçam e ainda se junta a eles o ala/pivô Luís Ramalho (Palmeiras), podem fazer jogos bem interessantes.

Por fim, eu não consigo ter muito propriedade para falar sobre, mas me falaram que a equipe do Corinthians de 2019 era muito boa. Então vai ser mais uma que precisamos ficar de olho também. Aliás, o timão vem se reforçando em praticamente todas categorias. Ótimo sinal!

Sub-17

Assim, vamos ser sinceros, as casas de apostas de Londres já indicam que a final será, muito provavelmente, entre Pinheiros e Paulistano.

Não bastasse o Pinheiros ser o atual campeão, ainda trouxeram um dos melhores armadores da geração, Joãozinho (Palmeiras), um dos cestinhas do campeonato e ala extremamente atlético, José Santana, e um super reboteiro Bol (Botafogo).

Do outro lado do Jardins, o Paulistano se mesclou com o Regatas, vice-campeão de 2019. Adicionou ao seu elenco Vinícius Vicenti, Varley Maronezi, Mateus Gomes, Marc Chamon e Pedro Lazzarini. Além deles, ainda chegou o ala/pivô do Rio Claro, Edu Sanchez.

¯\_(ツ)_/¯

Além dos eternos rivais, outros times vêm se ajeitando bem, como é o caso do Corinthians, que trouxe o ala/pivô Brandão e o ala/armador Dilzon; Esperia que foi buscar o armador Julio e ala GianLucca do Corinthians, o ala Joshua do Palmeiras e o ala/armador Tiago do Ginástico (entrevista aqui).

O Palmeiras eu acredito que teve um dos maiores rebuild. Ao contrário dos outros times que receberam mais do que perderam atletas, o palestra parece que teve um número muito próximo de quem chegou para quem saiu. Dentro os nomes, quero muito ver como Matheus Iago irá performar essa temporada. Gostei bastante dele durante 2019 no Alphaville.

E no interior, ainda temos o time do Campinas (CBC) que nos apresentou sua jóia, o ala/pivô Yuri Neptune. E nem apenas ele, mas o armador Victor Rousenq e o ala Ítalo, que vieram de fora do estado de SP. Todo ano tem caras novas na equipe e minha aposta é que o time venha mais forte para essa temporada, mais maduro. A impressão que tive quando os via jogar é que eram muito talentosos, mas por ter muitas escolas diferentes no mesmo lugar, não deu tempo de juntar todo mundo. Quero muito acompanhar esse ano.

E você, caro leitor, o que achou desses times? Tem algum que gostaria de ver mais esse ano? Deixe nos comentários para eu saber de mais novidades também. Esse ano preciso muito de dicas!

É isso, pessoal, um abraço e até a proxima.

2 comentários Adicione o seu

  1. Fábio Gonçalves disse:

    Bom dia, sou pai do Costinha e fã do seu trabalho, meus parabéns

    Curtir

    1. BBallBase disse:

      Muitíssimo obrigado, Fábio! Valeu pela visita

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s