COVID-19 | Seleções de BASE

Fala, pessoal!

Recentemente eu postei uma enquete no instagram do bball perguntando a expectativa dos seguidores em relação as competições das seleções de base em 2020 (sul-americanos sub-15 masculino e feminino e sul-americano feminino Sub-19).

Pois bem, logo em seguida recebi um link informando que todas competições organizadas pela Consubásquet (Confederación Sudamericana de Básquetbol) seriam postergadas para 2021. Segue as informações obtidas pelo site Uno Contra Uno Web

Confederação Sul-americana de Basquete

Inicialmente o plano era apenas empurrar mais para o final do ano, de modo a acompanhar como o combate a pandemia seria dado. Mas, à medida que o conflito da pandemia crescia em todo o mundo, a situação não era favorável ao desenvolvimento de eventos esportivos, razão pela qual a organização manteve as competições em “stand-by”.

Finalmente chegou julho e as coisas não planejam melhorar a curto prazo, os clubes, a saúde, a economia e o desenvolvimento cotidiano são cada vez mais afetados pelo vírus no continente. Foi então que a Consubasquet tomou a decisão final e confirmou que todos os eventos que ocorreriam na organização neste 2020, incluindo mulheres e homens em clubes, equipes nacionais e base, serão definitivamente adiados para o próximo ano, 2021.

A decisão foi tomada pelos presidentes de 7 membros da Consubasquet, por meio de videoconferência . Na lista de torneios afetados podemos citar a liga sul-americana feminina e os sul-americanos sub-19 e sub-15 de ambos.

Nesse ponto acabo tendo várias dúvidas, e quem sabe você, caro leitor, tenha alguma resposta:

O torneio Sub-15, por exemplo, que será adiado para 2021 será Sub-15 (nascidos de 2006) também, ou deverá ser Sub-16 (nascidos 2005)? Porque, em tese, ano que vem deveria ser disputada a Copa América Sub-16. Será que teríamos duas competições de seleções no mesmo ano? Ou invés de termos Sul-americano Sub-15, Copa América Sub-16 e Mundial Sub-17, teremos Sul-americano Sub-16, Copa América Sub-17 e Mundial Sub-18?

A Consubasquet organiza os torneios de seleções na América do Sul, porém a Copa América cabe a FIBA e esse ano teríamos a Copa América Sub-18. Não tenho informações oficiais, mas segundo apurei com um agente espanhol, ela também será postergada e também entra no mesmo questionamento do anterior.

No geral, a minha maior preocupação é que uma geração perca a oportunidade de disputar a competição dentro de seu ano correto,  mas imagino que os organizadores devem estar pensando em algo a respeito.

Uma solução encontrada na Europa, que pessoalmente eu achei bem questionável, foi de classificar os países que disputariam uma vaga para o Mundial Sub-19 através do ranking atual:

Teams for the FIBA U19 Basketball World Cup 2021 will qualify using the current FIBA World Ranking Youth Men presented by Nike;

Teams for the FIBA U19 Women’s Basketball World Cup 2021 will qualify using the current FIBA World Ranking Youth Women presented by Nike;

Qualquer novidade, eu atualizo vocês (e se souberem de algo, por favor me avisem também!)

É isso, pessoal, um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s