Conheça Breno Silva, atleta do Baskonia

Fala, pessoal!

Esses dias estava conversando com um recrutador da Europa, que havia mudado de clube recentemente. Hoje se encontra na Espanha e representa o Baskonia. Sei que temos brasileiros no clube e perguntei sobre Breno Silva, mais especificamente. Sua resposta foi que ele estava indo muito bem, que era um bom chutador e bem alto.

Breno é um atleta que temos poucas informações. Seu instagram, por exemplo, não tem novos posts desde dezembro de 2019, e um dos poucos registros em vídeo dele é o abaixo, quando tinha por volta de 14 anos:

Pelo vídeo já se nota um atleta com bons fundamentos e acaba despertando curiosidade sobre como está seu momento lá fora. Pois bem, conversei com Breno sobre o Baskonia, sua rotina e planos futuros. Acompanhe.

  • Qual sua altura e posição?

Eu tenho 2,02m e jogo na posição de ala/armador e ala.

  • Como foi a sua transferência para a Espanha?

Eu estive um camp do Tiago Splitter em Jundiaí no ano de 2016 e me destaquei bastante. Tinha 11 anos e o camp era para garotos de 14 à 17. Era para o meu irmão mais velho ter ido, mas como ele havia ido para os EUA, meu pai pediu para o irmão do Tiago Spliiter (Marcelo) se eu não poderia ir para participar do aquecimento, tirar umas fotos e isso.

Eu acabei me destacando e lá tinha um técnico chamado Iñaki Iriarte. Ele é um técnico muito respeitado na Espanha e no Baskonia ele é um Deus. Ele treinou o Tiago Splitter, José Calderon e outros. Ele criou o Tiago Splitter desde que tinha 15 anos, e ele estava nesse camp e me elogiou. Aí começou o processo.

Iñaki Iriarte, Breno e Tiago Splitter

Um outro responsável pela base do Baskonia veio até o Rio de Janeiro para ver alguns atletas e ele aproveitou para ir até Joinville para me dar um treino. Um mês após esse treino, eu fui para Espanha para realizar alguns treinos com o time, realizar testes médicos e de projeção de altura para ver se gostavam de mim.

Quando voltei ao Brasil, passaram-se 4 meses e achei que não me queriam mais. Aí então me mandaram um contrato de 10 anos (podendo ser reavaliado no meio do tempo). Estou indo para o quarto ano de contrato, jogando 3 temporadas.

  • Quais os principais campeonatos que disputa?

O Baskonia joga num estado que tem apenas o time de Bilbao no profissional. Então a liga que a gente joga é o estadual e somos muito superiores aos demais times. Então tentamos ir para torneios nas semanas de páscoa, aí jogamos contra Barcelona, Juventud, Real Madrid, Unicaja, que são todos times bons.

  • Como é sua rotina semanal de treinos/jogos?

Todo sábado tem jogo pela liga estadual e agente tem treino 4 dias na semana, sendo que um dia é livre, geralmente às sextas-feiras para chegarmos bem no jogo do fim de semana. Então de segunda à quinta a gente faz academia, treino com time e alguns da base treinam com o Iñaki Iriarte. Apenas alguns porque ele escolhe para quem ele vai dar treino. Teoricamente, os que mais tem projeção e eu sou um desses.

Então segunda-feira tem academia e treino com o time, mas de manhã eu e outro moleque treinamos com o Iñaki. A gente sai de uma aula da escola e vai treinar, e depois retornamos para a escola.

Terça é academia e time; quarta é academia, time e treino com o Iñaki; quinta-feira geralmente tem só academia pesada e sexta não tem nada.

  • Quais os principais pontos fortes de seu jogo?

Acredito ser meu arremesso, que é muito cadenciado e consistente. E também sou muito alto para a posição e idade, estou com 2,02m e devo crescer ainda. Jogo de 2/3 e até ano passado jogava de 1, mas me migraram por causa do tamanho. Cresci 15cm em uma ano. E a habilidade de jogar 1×1, que eu acho muito forte.

View this post on Instagram

#ballislife 🏀😈

A post shared by @ iambrenosilva on

  • O que precisa evoluir em seu jogo?

Preciso evoluir minha visão de jogo, saber onde está cada jogador. É isso que preciso melhorar.

  • Sua geração deve jogar o sul-americano sub-17. Tem vontade de jogar pela seleção brasileira? A confederação já entrou em contato contigo?

Em questão de seleção, acho que vai acontecer naturalmente. É muito difícil eu vir para o Brasil com a quantidade de treino e aulas, mas a seleção vai chegar na hora certa. Meu sonho é representar uma Olimpíada pelo Brasil.

E a confederação não entrou em contato comigo em nenhum momento. Já me ligaram para fazer algumas perguntas sobre alguma possível seleção 2002, que foi campeão lá no Chile. Estavam querendo me convocar para essa seleção.

  • Qual foi seu melhor jogo e por quê?

Eu acho que meu melhor jogo foi um sub-12. Estávamos jogando contra o time de Jaraguá, eu pelo Joinville. Era uma semifinal e eu acabei fazendo 55 pontos. Vencemos o jogo no final por 4 pontos, sendo que estávamos perdendo de 9 no último minuto. Foi bem especial por ter jogado bem e ajudado o time.

  • Onde quer chegar com o basquete?

Quero chegar na melhor versão de mim mesmo, que esteja jogando numa grande liga, quem sabe NBA. Mas eu quero alcançar minha melhor versão no basquete.

Muitíssimo obrigado pela disponibildiade, Breno. Que consiga alcançar seus objetivos e espero ouvir falar muito de você ainda.

É isso, pessoal, um abraço e até a próxima!

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s