Campeonato Brasileiro de Base: Qual a importância da competição?

Fala, pessoal!

Até alguns anos atrás, mais precisamente 2015, tínhamos um campeonato envolvendo seleções estaduais, o famoso Brasileiro de Base.

Era uma ótima oportunidade de se conhecer os muitos talentos que estão pelo país mas que têm pouca visibilidade. Infelizmente a competição vem passando por um (espero) hiato e o reflexo disso é claro: convocações concentradas e muitas oportunidades de conhecer novos atletas são perdidas.

Conversei brevemente com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) sobre o porquê de não termos mais esse formato e se faz parte dos planos voltar. Veja só:

– Por que as competições de seleções estaduais acabaram?

As competições de seleções estaduais são sensacionais e importantes. Infelizmente, elas tiveram que ser descontinuadas neste momento, no processo de restruturação da CBB após dez anos de gestões que enfraqueceram o basquete nacional. Financeiramente, hoje é impossível trazê-las. E temos que ter responsabilidade na gestão.

– A gestão atual tem planos em voltar com o modelo ou a CBC veio para substituir?

O CBC não veio para substituir. A atual gestão trabalha para encontrar meios de retornar com os torneios de seleções em um formato justo técnica e financeiramente.

– Enxergam prós e contras no modelo?

O modelo ajuda no desenvolvimento do basquete nacional, na revelação de talentos e na promoção do esporte. Por outro lado, o Brasil é um país continental e qualquer competição deste tamanho, na base, demanda alto custo de deslocamento, hospedagem e logística.

Esses são pontos importantíssimos: custo e logística. Sem dúvida que não é simples organizar um evento desse tamanho, envolvendo tantas pessoas. Fico triste de não termos uma previsão de quando teremos a competição, mas de certo ponto aliviado que está nos planos da gestão atual em retornar com o mesmo.

A competição da CBC vem suprindo esse vácuo deixado pelo brasileiro de base, mas acaba não sendo a mesma coisa pois nem todas equipes tem condições de participar, e muitos atletas de times menores ficam sem essa exposição. Mas sem dúvida nenhuma, a existência da competição atual precisa ser exaltada pois ainda possibilita conhecermos novos nomes.

Mas uma coisa que fico pensando é se não conseguiríamos fazer algo independente da CBB. Veja os estados do sul, que realizam um campeonato de seleções estaduais entre eles: o Sul-Brasileiro de seleções. A competição conta com a participação dos estados da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e convidados (Espirito Santo e, se não me engano, Mato Grosso do Sul já participaram também).

Ou seja, o que impediria de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo fazerem um “Sudeste-Brasileiro” de seleções? Cada federação bancando seus atletas apenas, quem sabe uma categoria como teste.

Além da óbvia exposição dos atletas (e porque não dos técnicos), é um torneio muito interessante de se acompanhar, e a rivalidade entre estados é sempre divertida. Por exemplo, nos últimos anos, Minas Gerais vem ganhando nas Copa do Brasil Sub-14 – última edição teve uma final mineira inclusive – mas será que se São Paulo ou Rio de Janeiro reunindo todos seus atletas não teriam uma equipe mais competitiva?

São Paulo Sub-15

A título de curiosidade, veja abaixo a quantidade de títulos dos estados nas categorias Sub-15 e Sub-17 (masculino e feminino) de 1970 até 2015:

Sub-15 Masculino
Sub-15 Feminino
Sub-17 Masculino
Sub-17 Feminino

São Paulo tem um número expressivo, mas mesmo assim é sempre interessante observar porque categoria de base pode surpreender, e isso é muito legal. Veja abaixo o time do Paraná, que nunca tinha levado um título e ganharam sobre São Paulo:

Título do Paraná na categoria Sub-15
Seleção do Paraná Sub-15

Com a cobertura que temos no basquete de base, poderíamos ter vários registros, como esse top 10 de Brasília de 2009:

Bom, torço de verdade que a competição volte, seja para dar visibilidade aos atletas ou para acompanhar a rivalidade dos estados (imagina o barulho nas redes sociais hoje em dia!).

E você, caro leitor, o que acha da competição? Deixe seus comentários abaixo.

É isso, pessoal, um abraço e até a próxima!

3 comentários Adicione o seu

  1. Waldomiro ferreira disse:

    Sobre a matéria acima, um ponto que gostaria de observar e que no caso do CBC sub14, especialmente de 2019, o fato de termos uma final mineira diz muito sobre o nível geral das equipes.
    – Equipes importantes como São Jose, Pinheiros, São Paulo e Palmeiras não partilharam,;
    – Esperia estava com equipe em organização e três atletas relevantes sentiram muito a pressão da distancia dos pais e da fortíssima torcida do Minas e do Olympico. Tiveram um absoluto apagão.
    – Esse caldeirão que os mineiros fazem e muito impactante para atletas de 14 anos. O fator psicológico e muito relevante. Poucos jogos do adulto tem mais pressão de torcida. E única.
    – Seguramente, se os jogos ocorressem em julho, com o nível que o Esperia e o Corinthias atingiram, os resultados seriam muito diferentes.
    – Se os jogos fossem em São Paulo, idem;
    – Se as demais equipes de São Paulo participassem, o resultado também seriam outros.
    – Ou seja, e preciso ponderar muito ao tirar conclusões sobre esses resultados do CBI 2019, categoria sub14.

    Curtir

    1. BBallBase disse:

      Fala, Waldomiro, blz?
      Pois é, concordo com muito do que disse, inclusive não acredito que a final ser mineira quer dizer, necessariamente, que o esporte é melhor tratado lá. É só uma constatação mesmo de que MG possui equipes tão competitivas quanto SP. O fator torcida faz parte e acho super normal os times sedes tirarem proveito (seria feito o mesmo em SP).
      Quanto os jogos serem em outra época, também não sabemos como as outras equipes evoluiriam. Vai que o MTC ficasse mais forte ainda.
      Mas o resultado não é tão importante, e sim a exposição. Isso que me preocupa mais e foi o motivo do texto.

      Valeu pelo comentário 👍

      Curtir

  2. Waldomiro ferreira disse:

    Só corrigindo…não diz muito sobre o nível das equipes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s