Federação Paulista e as categorias de BASE de 2021

Fala, pessoal!

Essa semana a federação paulista anunciou que ocorrerá um ajuste nas categorias de base para 2021 devido a pandemia do COVID-19 – leia aqui. De forma resumida, a nova configuração será a seguinte:

Masculino: Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-18 e Sub-20

Feminino: Sub-13, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20

Bom, inicialmente eu achei bem interessante essa ideia porque estende a categoria Sub-19 por mais um ano. Os atletas que estão em seu segundo ano de Sub-19 foram, sem dúvidas, os mais prejudicados e esse ano a mais pode fazer toda a diferença para encontrarem um time em busca de profissionalização.

Pois bem, aí comecei a refletir melhor sobre esse formato e algumas dúvidas foram surgindo. Depois, alguns pais e atletas me falaram que estavam descontentes – principalmente os nascidos em 2004, que terão 17 anos em 2021 e disputarão espaço junto com a geração 2003. Veja abaixo alguns depoimentos, dos mais variáveis prismas:

O melhor a se fazer, somente coisas positivas a longo prazo

Horrível

Achei uma sacanagem com a geração 2004

Acho que faria mais sentido liberar 2 atletas Sub-20 por equipe Sub-19

Achei muito ruim. O funil que acontecia no Sub17 vai acontecer mais cedo no Sub-16

Legal Sub20, dúvidas sobre o impacto do Sub18 para a rapaziada de 2004. Vai faltar espaço

Sensacional, mas acho importante porque os mais velhos (2001) iriam perder o último ano

Não entendi o porque disso

Achei ótimo! Nessa idade, não acho que um ano faça tanta diferença assim

Caro leitor, gostaria de apresentar algumas sugestões diferentes e um olhar alternativo para essa situação. No final, coloco a minha preferência.

Inicialmente precisamos partir de uma premissa um tanto quanto óbvia – pelo menos do meu ponto de vista: os times não querem/podem custear mais uma categoria. No mundo ideal, poderíamos ter um categoria Sub-20 para contemplar apenas os último-anistas da base e manter o restante como está, porém se já é difícil custear as equipes atuais, imagina adicionar mais um categoria. Então minhas ideias serão direcionadas na quantidade atual.

União da categoria Sub-12/13

Isso caberia melhor no masculino, no feminino acho um pouco mais problemático. A ideia aqui é retirar o Sub-12 para abrir espaço para o Sub-20. Dessa forma teríamos Sub-13/14/15/16/17/19/20.

Você pode pensar:

“Poxa, mas aí a geração de 2009 não vai jogar em 2021! Estamos desestimulando os atletas logo no início da formação”.

Então, não seria tão diferente do que já acontece hoje, onde não raro você vê atletas de 9-10 anos jogando na categoria Sub-12. E aí ele vai repetindo a categoria até chegar na sua idade e o mesmo poderia acontecer aqui. Mas tem um outro ponto que é bem interessante: participação em outras ligas, que são muitas para essa faixa de idade.

Vamos pegar o Esperia como exemplo. O clube tem vários jogadores na duas categorias iniciais. Ele pode avaliar quem são seus atletas melhor preparados no momento e disputar o paulista, e outros que precisam de mais rodagem – ou o físico não está de acordo com os mais velhos – iriam disputar uma Liga Pró Basquete, uma Liga São Paulo, Liga Regional, Nova Copa de Basquete e por aí vai. Ficar sem jogar não vai.

Tenho um questionamento sobre esse ponto, no entanto. Imagino que o custo de uma categoria Sub-12 seja diferente de uma categoria Sub-20, então precisaria avaliar se essa conta fecha – ou se a federação estaria disposta a ajudar fechar. Além disso, nem todos os times que tem Sub-19 tem também Sub-12, então para eles seria necessário criar, de fato, mais uma categoria. O que me leva ao próximo item.

Estender a categoria Sub-19 até 20 anos

O único ajuste aqui seria transformar a categoria Sub-19 em Sub-20. Então teríamos Sub-12/13/14/15/16/17/20. Bom, temos aqui o velho problema do cobertor curto: cobre em cima, descobre embaixo….cobre embaixo, descobre em cima.

Como pode ter notado, a última categoria conteria 3 idades: 18, 19 e 20 anos. Na prática, não vejo tanta diferença entre as idades. Mas mesmo que um atleta não consiga ter tempo de quadra no seu primeiro ano de Sub-20, ele ainda tem mais 2 anos para fazê-lo – pensando que essa configuração permaneça, mas acho pouco provável.

O ponto sensível desse formato é que o atleta com 18 anos que já está na dúvida se foca na faculdade ou tenta o basquete, pode largar de vez o esporte devido o aumento considerável da concorrência. Mas esporte de alto rendimento é extremamente seletivo e a ideia é sempre deixar o facão para o mais distante possível – mas ele vem.

Modelo proposto pela federação

Já é sabido que esse formato prejudica muito a geração 2004, fazendo com que o facão – que mencionei anteriormente – chegue mais cedo. Mas aqui eu gostaria de mostrar algumas possíveis consequências que são curiosas.

Observe, caro leitor, o time do Pinheiros Sub-18 de 2021 caso os atletas sejam os mesmos de 2020:

Tico, Joãozinho, Zé, Emanuel e Kaique se juntando com João, Diogo, Marcos, Penas e Luiggi. Em 2019, ambas gerações (2003 e 2004) foram campeãs em suas categorias, mas isso é o de menos. Atletas desse nível precisam ser estimulados ao máximo para seguirem evoluindo, e em um time estrelar desse, cada jogador teria pouquíssimo tempo de jogo. O que me leva a algumas considerações:

  • Saída de muitos jogadores em busca de mais espaço, e por consequência, uma aumento de nível técnico dos times, de modo geral;
  • Criação de novas ligas em categorias mais altas

E sabe o que é mais problemático e favoreceria esses cenários, caro leitor? 2021 seria ano de seleção Sub-17 para disputa de sul-americano e teríamos boa parte dessa geração no banco? Observem o uso dos verbos no futuro do pretérito! Vai que a FIBA também desloca suas competições 1 ano e sul-americano se torne Sub-18.

Tentei mostrar algumas alternativas e pontos de vistas, mas não tenho acesso aos detalhes financeiros dessas manobras e se elas são, de fato, viáveis. Se fosse para tomar um caminho, eu iria primeiramente na criação da categoria Sub-20 englobando 3 idades, em seguida para união da Sub-12 com a Sub-13, e por fim, interromper a Sub-17.

Deixem seus comentários do que acharam dessa situação.

É isso, pessoal, um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s